0015 | Ensinamentos de uma Pombagira em um dia de Umbanda

"Ensinamentos de uma Pombagira em um dia de Umbanda." | Mensagem Inspirada

Dia de Esquerda é dia de ensinamento, de preocupação, de bondade e verdade também. Cada Entidade (espírito) tem sua própria forma de falar e canalizar sua energia - especialmente por aquela risada que ecoa pelo terreiro e pode assustar alguns. É o momento que a energia é puxada, que a intenção é fixada e a limpeza realizada. Quem tem medo de Esquerda, tem por ignorância - a ignorância da falta de conhecimento.

Cada Entidade tem sua própria razão e história, que muitas vezes pode trazer um desencarne pesado - uma morte trágica, violenta e algumas vezes até injusta. É notório que muitos não se fixam no que foi, mas no que é. No que eles percebem do esforço de quem está nessa terra falando com eles, pedindo sua abertura de caminho.

É belo notar que essas Entidades tem felicidade em ver que quem lhes pede ajuda está melhor hoje do que estava ontem - que o peso no peito e na mente está mais sereno.

Nesse dia, há o desejo de dar mais força em quem ali está, no desejo de orientar a não se fixar na pergunta incessante de "por que" isso acontece, "por que" aquilo, "por que" nada dá certo... A busca cega que pode ser constante.
A orientação é refazer a forma de abordar o que acontece, trocando um "por que" com um "para que" e entender como evoluir com o que está difícil de resolver... Difícil, não, no desafiador.
Difícil fala para tua mente que você pode não ter os recursos ou a capacidade para vencer, algo desafiador faz tua mente abordar a situação diferente e como a Pombagira diz... "Quem não gosta de algo desafiador?! Todo mundo gosta de desafio, de vencer".

Dia de Esquerda é dia de sentir essa energia que é mais densa, mais próxima de quem é da terra, essa paixão por fazer, por dançar, por viver um pouco mais ali com os da terra na hora da gira. Fazer o "ajudadô" para quantos forem necessários. Entidade de Esquerda, seja Sr. Exu ou Sra. Pombagira, estão ali para ajudar, abrir caminhos e acima de tudo tirar o peso dos ombros de quem está cansado.

Esquerda está ali para falar o que os da terra precisam ouvir para seguirem no caminho da vitória, para seguir no crescimento que algumas vezes eles tem medo de ter, para seguir pelo auto conhecimento e auto estima que eles não percebem ter.

Dia de Esquerda é dia de olhos brilhando, de fogo queimando para renascer cada minuto que se precisa renascer. Dia de Esquerda é dia de agradecer quem está ali ajudando os da terra, para todos evoluírem juntos.

Dia de Esquerda, também é dia de levar bronca, puxão de orelha e sacode - nunca injusto, sempre merecido pois as Entidades que estão ali querem todos bem, saindo do dia de Umbanda melhor do que entraram... São pacientes, mesmo não parecendo, são amorosos, mesmo não tendo fama de serem, são cheio de luz divina, mesmo eles não gostando de admitir. ;-)

Dia de Esquerda é dia de vida, é dia de ofertar a mão para quem precisa, é dia de abrir sua proteção a todos que são sinceros de coração, não dá boca para fora. Dia de Esquerda é dia de receber ajuda, aconchego e abraço apertado daqueles que andam na escuridão, para nós não andarmos.

Dia de Esquerda é dia de respeito por quem está conosco todos os dias querendo nossa vitória, querendo nosso crescimento. É o dia que eles não aceitam o agradecimento pela ajuda que dão, pois o agradecimento deve ir para Oxalá que guia todos os trabalhos realizados.

Viva dia de Esquerda,
Vida os guerreiros de Esquerda,
Viva o amor da Esquerda.

Laroye Sr. Exu.
Laroye Sra. Pombagira.
Laroye!

Texto inspirado pelos ensinamentos de Pombagira, durante trabalho de assistência espiritual no Templo de Luz Maria do Rosário.
Escrito por Paulo Paza Jr., 28/08/2024

WhatsApp | - Clique aqui! Inscreva-se no canal  para receber atualizações.
Spotify | - Clique aqui! Segue o podcast com as mensagens em aúdio.