"Ensinamentos de uma Cigana em um dia de Umbanda." | Mensagem Inspirada
Povo Cigano é povo alegre e é povo vistoso que gosta de brilho.
Cigano tem brilho no olho diferente, parece uma Esmeralda de tão cativante.
Povo Cigano tem ensinamento para passar e é muito simples: Só sempre lembrar que na vida como na dança, tem que ter equilíbrio na escolha do passo. O que o coração sente a cabeça concorda - não traga desarmonia onde não precisa.
Lembra de ouvir a sabedoria desse povo que sorri de canto de boca quando vê a fogueira queimar - e fogueira de Povo Cigano queima alta e aquece a alma de quem eles deixam estar ali.
Leque de Cigana faz o vento que espanta os males e o peso das dúvidas de quem vai ali conversar. A castanhola entretém a mente agitada e traz a suavidade que a cigana quer passar na voz para ajudar a fortalecer quem não sabe o calvário que pode passar, mas precisa da palavra de força para seguir o hoje e ganhar o amanhã.
Tem vezes que Cigana sorri e traz no olhar o aconchego que precisa estar ali e tem vezes que o mesmo sorriso traz o chacoalhado necessário para quem se perde nas melhores escolhas que poderia ter feito, mas ainda pode salvar e fazer.
Povo Cigano tem a lua para sua força, tem a labareda do fogo para contemplar o renascimento que quem que está ali precisa. Fogo não queima, fogo renasce e vez por outra, só Povo Cigano pode ensinar a se reinventar e vencer.
Povo Cigano não é silencioso não, Povo Cigano é povo que dança, entende que a vida é finita e vive cada oportunidade sem remorso.
O que cai da carroça fica para trás e não vale a volta, se caiu é porque ali não cabia mais.
Pensa na roda da carroça que é perfeita em sua função e se falta uma parte nela, a roda não roda mais como se deve e aí... Roda com mais dificuldade, roda mais lenta.
Aprende o conselho da Cigana de que a vida é uma roda que deve sempre rodar e seguir na sua função que é permitir que cada um tenha sua evolução - em quantas vidas precisar.
Aprende com a Cigana que tudo é mais leve com música, com dança, com respeito... Tudo é mais leve quando você escolhe ser mais do seu melhor você.
Escolhe seu melhor você, igual Povo Cigano escolhe amar a fogueira, escolhe dançar até o corpo cansar, escolhe celebrar a beleza da noite com sua família - e família não é só de sangue.
Escolhe ouvir o amor e alegria que esse Povo Cigano tem.
Quando pensar em Povo Cigano, bebe um vinho por eles, come um pão com eles, planta uma flor e oferece para eles, acende um incenso de jasmim e quando ouvir seu Povo Cigano cantar, responde de volta para eles: Optchá!
Salve povo Cigano!
Optchá povo Cigano!
Texto inspirado pelos ensinamentos de Cigana, durante trabalho de assistência espiritual no Templo de Luz Maria do Rosário.
Escrito por Paulo Paza Jr., 10/09/2024.
WhatsApp | - Clique aqui! Inscreva-se no canal para receber atualizações.
Spotify | - Clique aqui! Segue o podcast com as mensagens em aúdio.