0028 | Ensinamentos de Sra. Maria Mulambo em um dia de Umbanda

"Ensinamentos de Sra. Maria Mulambo em um dia de Umbanda." | Mensagem Inspirada

Me foi pedido reflexão sobre essa frase, hoje na gira: "O ensinamento não é para todos, mas para quem é escolhido." - Sr. Morcego, Exu.

Com isso, lhe faço uma provocação: Escolha ser Escolhido!
O texto pode ser longo, mas a história e ensinamentos são válidos, caso você escolha! ;-) 

Algo importante a ser aprendido, não existe apenas uma Sra. Maria Mulambo. Existem diversas Falanges de Entidades (Espíritos) na Umbanda e uma delas, se identificam como Maria Mulambo. 
Imagine que todas essas Entidades possuem uma mesma espécie de energia, função, desejo e são semelhantes, quase como se fossem diversas versões de uma mesma Entidade "principal" chamada "Maria Mulambo", mas com suas histórias, experiências individuais e vidas em terra.

Hoje falo de Sra. Maria Mulambo que viveu jovem e sofreu na época da Inquisição - uma período de nossa história onde ocorreu uma sistemática busca pela conversão das pessoas para um credo específico. 
A humanidade, sendo humana, foi muito falha e assassinou esta encarnação de Maria por ela não ter feito o que lhe foi mandado (curar quem ela não pode curar) e com isso, não lhe permitiram viver.

Seu corpo foi queimado e grande parte foi severamente desfigurado - seu rosto perdeu-se no lado esquerdo, bem como seus pés e pernas. Engana-se quem acredita que houveram lágrimas, suplícios de perdão ou pedidos para poupar sua vida ditos por Sra. Maria Mulambo.

A única coisa certa neste dia foi a gargalhada profunda, alta e avassaladora daquela encarnada hoje conhecida como Sra. Maria Mulambo. 

Ela não pediu ajuda, ela gargalhou na alma de cada um que a viu queimar. Ela sorriu e levantou a cabeça ao ser consumida naquela pira que nada mais fez além de permitir e definir de maneira clara que o fogo não apenas destrói, mas permite o renascimento de cada um de nós, em cada situação que faz necessária crescer nossa vitória e Maria adotou para si esse fogo de renascimento nesse seu dia. 

Essa é parte da história dessa Sra. Maria Mulambo e essa é a encarnação que, para ela, foi de maior evolução, aprendizado e que mais representa quem ela é hoje como Sra. Maria Mulambo, Pombagira de Esquerda que trabalha para seguir em sua evolução e proporcionar para a sua filha esse mesmo crescimento - que todos devem buscar.

Com muita dedicação ela recebe a sua frente homens e mulheres, mas para estas últimas ela tem especial orgulho e satisfação quando tem mulheres fortes à sua frente - e ela sempre as recebe em cada trabalho de assistência espiritual que participa.

Aprendi apenas uma pequenina parte da história desta brava mulher. Brava pela força imensurável que possuiu em suas encarnações e no atual momento de Espírito que está hoje.

Brava pela seriedade que possui ao ajudar quem a procura e principalmente quem lhe pede ajuda com humildade e coração aberto... Ela pode ficar brava quando percebe a situação que a pessoa se coloca por medo, receio ou descaso com a orientação de ajuda já recebida. Note que ela não direciona raiva a pessoa pois sabe que ela é carente de mais força, de mais confiança, de mais maturidade. Ela nunca está triste com a pessoa, mas com a situação que a pessoa se coloca.

Digo tudo isso para você saber que toda entidade tem seu lado mais bravo, mas Esquerda tem um lado bravo mais "trevoso" e com isso eu lhe ofereço uma sugestão: Não provoca a Esquerda. Não pede para ver a face mais séria da Esquerda. 

Compreenda: Não é algo que você esquecerá tão cedo, caso tenha a pouca sorte de conhecer - especialmente caso você mereça e você saberá se merece!

Esta Sra. Maria Mulambo sempre olha dentro dos olhos dos encarnados, com apenas um de seus olhos pois o cabelo cobre o outro lado do rosto que está queimado pelo fogo que tirou e lhe deu uma nova vida.

Nunca a percebi fugindo olhar de ninguém, ao contrário, ela fita cada um que ali está com o mais completo respeito, cuidado e atenção que lhe é peculiar. 

Hoje foi um dia que ela ensinou a não ter medo, não ter receio de sua própria capacidade, de não duvidar de seus pensamentos, mas ter a sensibilidade de ouvir a Espiritualidade que está em cada um dos assistidos - que pediram muitas vezes apenas um abraço e uma limpeza de energias ruins.

Hoje ela educou sobre a importância de continuar a ligação com o Anjo da Guarda:
-Acende um toco grande e coloca um copo de água doce. 
Uma vela de 7 dias e um copo de água com açúcar, para adoçar a conexão amarga pela distância entre o encarnado e seu Anjo da Guarda. 

Hoje ela esclareceu a ligação de um assistido com a Maria Mulambo dele e que força colossal estava ali naquela pessoa e no contingente que a acompanhava.
Se ela sentisse metade do que senti, nunca mais teria medo na vida!

Hoje ela ofereceu amor, carinho, orgulho, repreensão, esclarecimento e introspecção em seu olhar com todos que estiveram na assistência.

Hoje ela se mostrou ainda mais educada, respeitosa, dedicada e sincera em suas palavras. 
Pensar que infelizmente alguns acreditam que tudo que ocorre em um dia de Umbanda é mentira, é teatro, é enganação. 
Uma pena, pois estes assistidos perdem a qualidade de vida que poderiam receber por meio das palavras e orientações.

Certa está essa Sra. Maria Mulambo que ainda assim, depois que todos os encarnados partem - alguns aprendendo pouco e alguns aprendendo muito - segue limpando todas as energias ruins que podem ficar no terreiro, segue equilibrando tudo que ali foi feito para o bem de quem pede ajuda e para a próxima gira.

Certa está essa Sra. Maria Mulambo que ainda vai para a Calunga aquecer as almas perdidas que ali estão e que buscam iluminação, orientação e um caminho para a luz.

Sra Maria Mulambo perguntou hoje: 
- Você sabia, que não existe só um caminho reto na vida? O caminho certo, não é apenas aquele da estrada pavimentada, afinal, se estiver no oceano, onde está a estrada?
O caminho certo pode ter curvas, pode ter solavancos, pode ser de terra e depois cimento, o caminho certo é o caminho que te traz a resposta para o significado da vida: viver a sua vida, de bem e em equilíbrio com você respeitando quem está ao seu lado e quem divide está terra com você.

Ouve mais do que Sra. Maria Mulambo tem para lhe dizer, pergunta o nome dela antes de sair perguntando suas dúvidas e fazendo seus pedidos.

Agradece de coração aberto, como ela tem com você, quando estiver deitando na sua cama, para descansar, depois de toda a ajuda que ela lhe dá.

Laroye Pombagira,
Laroye Sra. Maria Mulambo!
Laroye Esquerda!
Laroye!

Texto inspirado pelos ensinamentos de Pombagira Sra. Maria Mulambo, durante trabalho de assistência espiritual no Templo de Luz Maria do Rosário.
Escrito por Paulo Paza Jr., 25/09/2024.

WhatsApp | - Clique aqui! Inscreva-se no canal  para receber atualizações.
Spotify | - Clique aqui! Segue o podcast com as mensagens em aúdio.