"Ensinamentos de Esquerda (ou de qualquer outra Gira) em um dia de Umbanda." | Mensagem Inspirada
Engana-sa quem acha que todo dia de Umbanda de Esquerda é pesado e denso. A energia que se trabalha em uma casa de acolhimento, cura e desenvolvimento espiritual está íntimamente ligada a energia do seu dirigente - como já foi dito aqui.
Cada médium com a missão de trazer a estrutura de um ambiente de auxílio, leva para esse local características suas.
Na casa de Umbanda que me desenvolvo, a dirigente fundamenta seu trabalho no Amor. Essa, para mim, é sua "marca" e por essa razão o trabalho lá realizado está mais ligado a cura, re-estabelecimento emocional e fortalecimento Espiritual.
Logo, lá, muitos assistidos estarão em busca de orientação e reforço de seu eu - redescobrindo que possuem um Eu. O plano espiritual cuida de direcionar esses espíritos encarnados, para lá!
Notadamente há sempre muita calma, carinho e até mesmo doçura em cada Exu e Pombagira que lá estão - não pense que as gargalhadas somem, pois elas são o fortalecimento dessas Entidades. Pense assim, quanto mais alto, mais está sendo feito! ;-)
No entanto, Sra. Maria Mulambo (são ao menos duas na casa) que não me ouça, pois ela sabe ser discreta em seu gargalhar quando deseja e está longe de fazer pouco - saiba mais sobre uma delas, aqui!
É muito interessante estar presente em um dia de Umbanda e prestar atenção as Entidades que estão em trabalho e como a Entidade que direciona a assistência influencia o todo.
Em um trabalho de Umbanda a dirigente "traz em terra" uma de suas Entidades e essa entidade organiza, cuida e direciona todos os Médiums e trabalhadores. Muito de sua energia está ali em todos. Perceba - caso tenha oportunidade - que seus olhos estão sempre olhando algo, observando algo, sejam os médiums, assistidos ou o que não vemos com nossos olhos físicos! ;-)
Algo reforçado hoje foi: "Nada é ao acaso, nada que vem em sua intuição é ao acaso. Nada que traz um pensamento diferente do que você normalmente pensaria, é ao acaso."
Já ouviu aquela frase "Conhece-te a ti mesmo"?
Pois é, se conhecendo você saberá quando há uma intuição de sua Espiritualidade para você! Não tenha medo do que virá, confie que nada é ao acaso - nem você lendo até aqui!
Em dias de Esquerda (ou de qualquer outra Gira), uma rosa é preparada e presenteada a um assistido que precisa re-aprender seu amor, sua confiança ou um assistido é orientado que nem tudo que machuca o corpo e a mente é Espiritual. Há influência do físico, há influência de sua sensibilidade ao imaterial, há influência dos pensamentos que ele cria. Nem tudo deve ser atribuído ao espiritual pois há uma parcela de "culpa" no mundo físico que nos cerca e em nossos pensamentos e escolhas pessoais.
Muitas vezes trazemos, para nós, uma infinidade de "nós na cabeça", uma série de inseguranças e teimosias que só cessam quando vemos a "entidade com nossos olhos" e não percebemos que a carne ali vista é só o médium. Para sentir e estar com a Entidade basta se conectar a ela mentalmente. Basta pensar nela e pedir direcionamento.
Tenha meu exemplo. Basta começar e pedir que cada um que esteve na Gira hoje, me ajude "soprando o que escrever".
Veja só, outro ensinamento para finalizar: "Muitas vezes temos pedras pelo nosso caminho e ao invés de esmagar a pedra, transformando ela em pó com nossa convicção, vontade e foco, jogamos ela lá para frente. Sabe o que acontece então? Você vai e topa com a pedra de novo!
Você teve medo de pulverizar o que a pedra te trouxe de dificuldade, teve medo de perder quem é de teu amor que pulverizar aquela pedra poderia fazer acontecer.
Não pode jogar dificuldade para frente, tem que resolver a dificuldade para abrir seu caminho. Tem vezes que vai perder quem parece ser de amor, mas pode ser o melhor para resolver a pedra no seu caminho.
Muitos de vocês acham que precisam de alguém para ser feliz. Não entendem que só tem uma pessoa para te fazer feliz. Você!
Aprende a aceitar que ninguém é igual você, cada um tem sua forma de ser e você tem que ter seu momento só e esse momento não é para trazer culpa. Faça teu momento com você, seu. Traz família em sua vida, mas aprende que você deve decidir sozinho seu caminho. Você tem que ser capaz de andar seu caminho por tuas pernas - sua família te ajudará, mas você precisa saber ser independente para prosperar."
Obrigado por estar aqui, obrigado por cuidar de sua Espiritualidade, obrigado por cuidar do que é seu, sem mesquinharia, mas com zelo e amor.
Viva povo de Esquerda! Viva dia de Umbanda!
Viva quem escolhe trazer para os outros, mais dias de Umbanda e mais dias de Gira!
Texto inspirado pelos ensinamentos de Exu e Pombagira, durante trabalho de assistência espiritual no Templo de Luz Maria do Rosário.
Escrito por Paulo Paza Jr., 23/10/2024.
WhatsApp | - Clique aqui! Inscreva-se no canal para receber atualizações.
Spotify | - Clique aqui! Segue o podcast com as mensagens em aúdio.