"Ensinamentos de Preto Velho em um dia de Umbanda. ". | Mensagem Inspirada
"Você não controla a vida, mas controla cada escolha na sua vida."
Sabedoria de Preto Velho é tão simples e profunda que até machuca quando se ouve! E, com sorte, pensamos: "Como estou complicando isso? Não é complicado! São minhas inseguranças e preocupações que complicam!"
Se chegamos a essa "iluminação", às vezes não agimos de imediato, pois dói perceber isso. Justamente por causa de nossas inseguranças e medos.
Vó Maria do Rosário disse que precisamos parar de reclamar, de ver nossa vida com tanta dor, tanta complicação e tantos problemas por coisas que são simples. Uma reflexão que Vó pede: "Já parou para ver como é a vida do outro? Já parou para descobrir o que o outro passou (e ainda passa)? Às vezes é tanta coisa que assusta quando se descobre. Já olhou para aquele que está ali sorrindo, sem saber o peso que carrega nas costas todos os dias?"
Não é fácil fazer isso, porque nos faz perceber que podemos não ser o mais importante. A dor do outro pode ser maior que a nossa e para isso, basta genuinamente escolher conhecer a dor do irmão.
"Quem mais sorri, mais sofre."
Às vezes, o outro tem tantas posses materiais que parece viver a vida perfeita.
Dinheiro é necessário. Dinheiro traz mais tranquilidade. Dinheiro traz mais estabilidade.
Dinheiro também traz solidão quando tudo o que se tem é dinheiro.
Há almas tão leves que pouco refletem, pouco conhecem o amor verdadeiro, pouco recebem carinho de coração.
"A vida é sozinha quando muito se tem e pouco se compartilha."
Nessa vida, insistimos em julgar. Olhamos rapidamente para "tirar conclusões" sem querer ouvir e entender. Mas quando ouvimos de verdade, percebemos que nossa dor pode não ser tão grande assim. Diante do que acontece na vida dos outros – e no mundo –, nossa dor é apenas uma pequena parte, não é?
"Falou a poeira cósmica." Já ouviu essa?
É igual a tentar. Quantas vezes desistimos no meio do caminho por "tirar conclusões" precipitadas, sem sequer tentar?
É fazendo que se erra.
É fazendo que se acerta.
É fazendo que se aprende.
É fazendo que se cresce!
Não diminua sua força, mas reconheça sua oportunidade e responsabilidade de tentar!
Exu já diz: "O ontem você não muda e o futuro você não sabe, mas o agora, no agora você muda. No agora você cria. No agora você luta pelo que você ama, então ama o agora!"
Aprenda, lute pelo que você ama, faça. Faça antes de dizer que não consegue, que não pode, que não é possível.
Olhe à sua volta. Olhe para tudo que já fez. Olhe para tudo que quer fazer. Olhe para tudo que o mundo à sua volta já fez. Você acha que isso veio de um minuto para o outro? Você acha que tudo isso se pensou de um minuto para o outro? Você acha que tudo isso se criou sozinho, de um minuto para o outro?
Quem fez tudo isso ficou preso em seus problemas, angústias e desgostos o tempo todo? Ou aceitou, aprendeu e criou mesmo assim? Fizeram, mesmo quando tudo dizia que não seria possível?
Faça! Tente! Falhe! Mude! Cresça! Crie! Compartilhe! Ame!
Quando não souber como fazer, chame a sabedoria de Preto Velho e faça da forma mais simples, como só um Preto Velho diria: "Fio, é só começar que todo o resto vem!"
Salve as almas, salve todos que estão com você, salve você!
Texto inspirado pelos ensinamentos de Preto Velho, durante trabalho de assistência espiritual no Templo de Luz Maria do Rosário.
Escrito por Paulo Paza Jr., 25/03/2025.
WhatsApp | - Clique aqui! Inscreva-se no canal para receber atualizações.
Spotify | - Clique aqui! Segue o podcast com as mensagens em aúdio.